Entre os dias 19 a 30 de agosto
foram realizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível
Superior (Capes), Seminários de Preparação para a Avaliação Trienal
2013. Os coordenadores das 48 áreas de avaliação estiveram reunidos
durante dois dias, nesse período, com parte da comissão que realizará a
Avaliação Trienal, que acontece do dia 30 de setembro até 25 de outubro.
 Os seminários reuniram os coordenadores das 48 áreas de avaliação (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)
Os
seminários, promovidos pela Diretoria de Avaliação (DAV), foram
realizados com o intuito de apresentar a sistemática adotada para a
Avaliação Trienal, de modo a familiarizar os consultores acerca dos
procedimentos e da logística das reuniões, dos aplicativos e ferramentas
que serão utilizados pelas comissões. Esta etapa teve como propósito
simular o ambiente em que ocorrerá o processo de avaliação dos Programas
de Pós-Graduação Stricto Sensu. Nesse período, houve momentos
de troca de experiências entre as comissões, de apresentação da forma de
trabalho de cada área e de discussão de sugestões e esclarecimento de
dúvidas.
 Equipe da Diretoria de Avaliação realiza preparativos para a Trienal 2013 (Foto: Guilherme Feijó - CCS/Capes)
Dentre esses instrumentos encontra-se o hotsite da Trienal,
o website desenvolvido exclusivamente para a Avaliação Trienal 2013,
que será o único canal de informações para a comunidade da pós-graduação
e para a comunidade acadêmica em geral. Nele estão publicadas notícias,
calendário, orientações gerais e documentos.
Acesse o site www.avaliacaotrienal2013.capes.gov.br.
Avaliação Trienal A avaliação da pós-graduação
stricto sensu, criada em 1976, é um instrumento de grande importância
para o Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e para o fomento, tanto
por parte das agências brasileiras, como dos organismos internacionais.
Os programas recebem conceitos na seguinte escala: 1 e 2, que
descredenciam o programa; 3 significa desempenho regular, atendendo ao
padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um bom desempenho e 5 é a
nota máxima para programas com apenas mestrado. Conceitos 6 e 7 indicam
desempenho equivalente ao alto padrão internacional. A cada três anos,
todos os cursos em funcionamento são reavaliados.
A avaliação cumpre o papel de analisar profundamente o panorama dos
programas de pós-graduação no Brasil, e assim atestar a qualidade dos
cursos e acompanhar a qualificação dos mesmos. A partir da avaliação
obtêm-se elementos e indicadores que permitem induzir e fomentar ações
governamentais de apoio à pós-graduação brasileira. Como resultado, é
possível impulsionar o avanço científico e tecnológico e desenvolver o
país, com ações de promoção de programas específicos para diminuir as
assimetrias entre regiões do Brasil ou intra e inter áreas do
conhecimento.
O Ministério da Educação, por meio do Conselho Nacional de Educação,
reconhece os resultados da Avaliação Trienal da Capes. É importante
ressaltar que os cursos que não possuem a recomendação da Capes, não são
autorizados pelo MEC e, por conseqüência, não fazem parte do Sistema
Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e, assim, não podem conceder o título
de mestre e doutor. |